Planner ou agenda? 3 motivos para usar um planner

Planner ou agenda

Nunca se falou tanto em planner! Mas e aí? Será que ele é só mais uma modinha ou ele pode mesmo te ajudar?

Leia nesse post tudo o que você precisa para saber se deve usar um planner ou agenda. Qual a diferença entre as duas ferramentas e quais as vantagens de usar um planner? Boa leitura!

Qual a diferença entre usar planner e agenda?

Em geral, as agendas são datadas e servem para listar compromissos e atividades do dia (ou qualquer outra coisa nesse sentido com horários marcados). Ela é a mais clássica das ferramentas de organização.

planner funciona como um planejador a curto, médio e longo prazo e não é datado. Ele te dá uma visão da semana completa (muitos tem também uma visão mensal) onde você pode separar os compromissos e tarefas, organizando a semana e deixando a sua vida mais fácil.

Diferentemente da agenda, que organiza as tarefas diárias, o planner engloba o controle de tudo que envolve a vida da pessoa como, por exemplo, rotina de trabalho, finanças, metas, novos projetos, anotações, viagens e o que mais for necessário para que os objetivos se concretizem. Se você pretende ir além de escrever compromissos e prazos, o planner é a melhor escolha.

É claro que um planner também pode fazer a função de agenda. Mas, mais do que isso, ele vai te ajudar a organizar suas tarefas e planejar sua execução.

Talvez você esteja pensando que dá pra agenda fazer a função de planner também: é só folhear as páginas pra frente pra trás. Pode ser que para algumas pessoas funcione. Mas o risco de se perder e esquecer um compromisso, ou planejar mais do que consegue executar é grande.

Quais são os benefícios de usar um planner?

Agora que você sabe a diferença entre planner e agenda, vamos falar de alguns benefícios de usar um planner:

  1. Motivação

Quando você coloca suas metas e objetivos diários por escrito, isso te motiva a cumpri-los. Não tem nada mais prazeroso que ticar tudo que você se programou pra fazer aquele dia.

Em termos de projetos, essa ferramenta ajuda a acompanhar cada etapa, mantendo o progresso ao lado das outras tarefas diárias. Isso também ocorre com novos hábitos, grandes ou pequenos, que podem ser planejados e construídos com ajuda do planner.

  1. Foco

Outro benefício ter a ver com a facilidade em concentrar todas (ou quase todas) as informações na mesma ferramenta. Colocar por escrito também te ajuda a ver quais são suas prioridades e o que não entra na sua programação. Quando começar a se distrair com outras coisas, vai ser mais fácil ter clareza do que te atrapalha no dia-a-dia e do que é realmente importante na sua vida.

  1. Produtividade

Sim! Produtividade. Mas não estou falando de encher o seu dia de afazeres e trabalhar sem parar de maneira insana. Produtividade é fazer aquilo que importante pra você alcançar suas metas de maneira eficiente. O planejamento é a chave da produtividade. Aí que entra o Planner.

Mas lembre-se: para que o planner seja efetivo, você precisa, antes de mais nada, organizar corretamente as informações da sua vida e definir prioridades. O planner funciona como uma ferramenta que esquematiza os dados de forma estruturada, agradável e visual, mas você é responsável por usá-lo adequadamente e manter uma rotina de registro, planejamento e consulta.

Enfim, a organização pessoal e a produtividade são um trabalho de formiguinha, algo que você conquista dia a dia. Agora que você sabe qual usar, planner ou agenda, para cada objetivo, deixe o planner te ajudar nessa tarefa para que você tenha uma rotina mais tranquila e organizada. Pra ficar mais fera ainda nesse assunto, leia nosso post sobre “Organização pessoal: por onde começar?

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Novidades, promoções e dicas para uma vida mais leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *