Como escolher a melhor ferramenta de organização?

Ferramenta de organização: como escolher

“Como eu escolho uma ferramenta de organização pessoal?” Com tantos afazeres e compromissos, na nossa vida cada dia mais corrida, essa costuma ser uma dúvida comum.  Além do mais, cada dia surgem novas opções o que dificulta ainda mais a escolha: planner, agenda, caderno, agenda do celular… sem falar das inúmeras ferramentas digitais.

Com tantas opções, parece que a gente tem que se organizar pra começar a ‘organizar’, rsrs. Mas fique calma. Eu também já me perdi com isso. E é por isso que pesquisei e trouxe as melhores dicas pra você escolher sua ferramenta de organização. Fica comigo até o fim que você vai saber tudo o que precisa para fazer uma ótima escolha.

Qual ferramenta de organização escolher?

Na verdade, não existe uma única resposta certa. A melhor ferramenta para se organizar é aquela que você se adapta melhor e USA. Isso mesmo: de que adianta ter uma ferramenta linda, multifuncional se você começa a usar e desiste?

Além do mais as ferramentas apenas ajudam no seu processo pessoal estabelecido de organização e não fazem nada sozinhas. Por isso, não baseie sua organização apenas em ferramentas, mas nos hábitos e comportamentos diários.

Na prática, você vai precisar de pelo menos dois tipos de ferramentas: uma para agendamentos (compromissos com data e hora marcados) e uma para tarefas (ações que você deseja realizar, mas não tem hora marcada).

Papel ou digital?

Bom, existem inúmeras opções tanto analógicas quanto digitais. E é importante que você faça vários testes para ver com qual das ferramentas disponíveis você se adapta melhor e sente mais motivação. Mas vamos falar aqui de algumas vantagens de usar o papel e não o digital:

  • o papel não acaba a bateria;
  • ajuda seus olhos a ‘descansar” das telas;
  • tem todas as opções de formatação fáceis (negrito, colorido, sublinhado…rsrs)

No caso da ferramenta de agendamentos, é também importante escolher uma que esteja sempre à mão. Não adianta nada ter uma ferramenta excelente, mas não estar na mão quando você precisa consultar seus compromissos. Pra isso eu sugiro o tamanho A5 aqui da nossa loja. É ideal para caber bastante coisa e ainda assim carregar na bolsa pra todo lado.

Outra dica, é que se quiser planejar compromissos ou ações (estamos falando aqui de um planejamento que ainda não foi agendado ou seja não tem data marcada) você faça a lápis, não só para diferenciar do que está efetivamente agendado mas também para tornar mais fácil apagar, se tiver que fazê-lo.

É claro que duas ferramentas não resumem todo o seu método de organização, mas focar em apenas duas para acessar diariamente vai te ajudar a fazer o que precisa ser feito. Com elas, você vai ter um norte para outras atividades de organização e planejamento que vai desenvolver ao longo do tempo.

Lembre-se que a organização é um processo contínuo, para a vida toda. Também, planejamento e organização envolvem aprender a dizer não para algumas coisas. Ao saber dizer não e buscar manter a organização no dia a dia, você para de perder tempo com atividades que não contribuem para um bom resultado, volta a ter foco em pontos estratégicos, tem menos estresse no trabalho e mais qualidade de vida.

E você? Já escolheu sua ferramenta de organização? Deixe aqui seu comentário sobre sua experiência com ferramentas de organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *