Planejamento mensal: o que é, como fazer?

usando o planner para escrever o planejamento mensal

Nossa vida é composta por uma série de acontecimentos e compromissos. E geralmente o que diferencia as pessoas com grandes conquistas das que nunca chegam a lugar nenhum, é o fato que elas direcionam seus esforços conscientemente para os objetivos desejados. É aí que entra o planejamento.

Planejar é saber onde você quer chegar e programar a sequência dos passos para chegar lá. Como começar um planejamento pode parecer uma tarefa complexa, vamos te ensinar neste post o que é planejamento mensal e como fazer. Fique com a gente até o fim e saiba o que você precisa sobre como fazer um bom planejamento mensal pessoal. Uma boa leitura!

O que é o planejamento mensal?

Planejamentos geralmente envolvem registrar objetivos e metas a serem alcançados. Algumas coisas são essenciais para qualquer bom planejamento como:

  • um local para você anotar seus planejamentos (planner, agenda, bullet jornal, celular…);
  • um tempo para você se planejar com calma e paciência;
  • objetivos bem definidos.

No planejamento mensal, no entanto, é importante escrever compromissos e obrigações da sua rotina que você quer lembrar ou fazer constar na sua visão geral do mês.

Isso é essencial para que você possa encaixar esses compromissos no seu dia a dia. Isso envolve o calcular o tempo necessário para cada compromisso, de forma que eles não sejam um obstáculo na busca de seus objetivos e também para que você não seja pego de surpresa por não se lembrar dessas atividades com antecedência.

Agora você tem uma visão geral dos compromissos do seu mês e as lacunas de tempo livre. Estão todos na sua cabeça. Mas como colocar no papel?

Como fazer um planejamento mensal?

Vamos ver agora 5 passos para fazer um bom planejamento mensal.

1. Defina seus objetivos

Estabelecer quais são seus objetivos é o primeiro passo para desenvolver um bom planejamento. É importante também você saber qual a sua prioridade nesse mês atual. Verifique o que é necessário para a realização da sua meta e dos seus projetos do mês vigente e anote-as nos respectivos dias da visão mensal. Marque também no seu plano mensal as datas e eventos importantes. Mas saiba que planejamento mensal ideal tem poucos detalhes. Você deve escrever apenas as metas que serão desenvolvidas, sem muito “passo a passo”.

2. Anote os compromissos

Aqui é o grande diferencial do plano mensal. No plano mensal não costumam entrar tarefas, apenas os compromissos. A diferença é que compromissos são eventos com datas marcadas, e tarefas são ações que precisam ser feitas quando possível, sem data específica. No método de produtividade GTD de David Allen, ele indica colocar os compromissos na agenda ou planner e as tarefas em listas.

3. Estabeleça prazos

Prazos podem virar um grande problema se esquecidos. Marcá-los ajuda muito pois embora definir as tarefas escrevendo tudo de forma organizada é um passo fundamental, você pode acabar se perdendo se não estabelecer prazos.

Ter um tempo delimitado para cada atividade possibilita que você se programe e execute as tarefas de forma bem distribuída. Além disso, o período definido permite identificar quando há atrasos e encontrar medidas para tentar recuperar o cronograma.

4. Avalie os resultados e seja flexível

Ter um planejamento mensal bem definido é muito importante. Mas é também fundamental estar preparado para enfrentar os imprevistos. Se você souber colocar as coisas de maneira realista, verá que pode fazer muito em 30 dias. Mas colocar metas inalcançáveis no prazo de um mês, só vai te desanimar de trabalhar para conquistá-las.

No fim de cada mês, avalie quais compromissos e prazos você conseguiu cumprir, quais você não conseguiu e porquê. Fazer isso vai te ajudar a melhorar no planejamento do próximo mês.

Como vimos, o planejamento mensal pode ser um desafio a princípio. Mas, com as estratégias certas e um pouco de prática, esse desafio pode ser enfrentado. Agora que você já sabe como fazer seu planejamento mensal. que tal comentar aqui como você costuma fazê-lo?

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Novidades, promoções e dicas para uma vida mais leve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *