Aprenda a dizer não

Dizer não

Quantas vezes você disse sim, quando na verdade queria (ou precisava) dizer não? Comprou coisas que não queria porque não conseguiu falar “não” para o vendedor, assumiu um compromisso e depois se arrependeu…

Algumas pessoas tem uma grande dificuldade em dizer não para outros. Porém, embora pode ser uma lição difícil de aprender, saber dizer não é necessário. Quer saber porquê e como fazer isso? Leia até o fim e descubra as respostas.

Por que é difícil dizer não?

Muitas vezes a dificuldade em dizer “não” aos outros se deve ao medo de ser rejeitado ou de decepcionar o outro. Algumas pessoas simplesmente não suportam a possibilidade de alguém não as aprovar, e por isso fazem tudo o que o outro quer dando a falsa impressão de que está tudo bem.

Na hora de dizer não a alguém as pessoas fantasiam várias reações negativas vindas de quem recebe a negativa. E é exatamente esse tipo de comportamento que enfraquece o “não”. No entanto, essas fantasias não passam de pura imaginação.

Quais são alguns benefícios de dizer não?

Geralmente, quem tem dificuldade em dizer “não” acaba se sobrecarregando e tentando fazer muito mais do que está a seu alcance ou do que planejou. Também é comum quando a pessoa não consegue dizer ‘não’, ficar ‘ruminando’ aquilo, geralmente porque se sente culpada. Ela evita um problema hoje, mas isso pode gerar conflitos mais adiante.

Portanto é necessário administrar com equilíbrio o “não” de cada um, seja em casa, seja no trabalho. As pessoas ao nosso redor podem não saber qual é nosso limite e cabe a cada um de nós informar ao outro quando este limite chegou.

Quando se aprende a dizer não com gentileza, você evita se enrolar em mentiras e desculpas esfarrapadas, o que poderia magoar mais a outra pessoa do que dizer um simples “não posso” ou “não consigo”.

Como dizer não?

É preciso ter em mente que dizer um “não” claro, sincero e coerente com os seus sentimentos facilita que a outra pessoa entenda sua posição sem conflitos. Mas como fazer isso?

O primeiro passo para aprender a fazer isso é estabelecer suas prioridades e metas. Quando suas prioridades estão bem claras em sua mente, será mais fácil ver o que você pode (e deve) realmente se comprometer a realizar. Em outras palavras: isso é realmente importante para mim? É importante agora? Talvez você possa dizer: “ Não posso ajudar com isso, mas você já pensou ….”

Outro passo é ter consciência de seus limites. Lembre-se que todos nós (incluindo você) tem um limite do que consegue fazer dentro de um dia de 24 horas. Por exemplo: se alguém lhe pedir algo que você sabe que não vai conseguir por causa do prazo ou porque já tem outros compromissos, talvez você possa dizer: “Não é uma boa hora agora pois preciso fazer… podemos conversar depois?”

Outras vezes é também necessário aprender a dizer não para você mesmo. Lembre-se que os mesmos princípios que se aplicam aos outros, aplicam-se a você: estabeleça prioridades e saiba dos seus limites.

Mas se você não quer dizer não porque ainda não sabe se vai conseguir atender a pessoa ou foi pego de surpresa, pode tentar dizer: “Deixa eu pensar primeiro e depois te respondo?”

Falar ou ouvir a palavra “não” é saudável e natural. Ao reconhecer isso você pode ter mais disposição para cuidar de você mesmo. Essa compreensão pode também colaborar com o processo de abandonar a meta impossível de ser “perfeito”.

Agora que você sabe a importância de dizer não, comente aqui com a gente como você pretende praticar isso na sua vida.

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Novidades, promoções e dicas para uma vida mais leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *