Como e por que mostrar gratidão?

Mulher olha para o alto mostrando gratidão

Muito tem-se falado sobre gratidão. Há algum tempo até era moda vestir uma camiseta com a palavra: GRATIDÃO. Mas você já parou para pensar no que é realmente gratidão?

Ser grato é mais do que dizer: “obrigado”. Ser grato é uma atitude. E tão importante quanto sentir gratidão, é mostrar gratidão. Mas porque às vezes isso parece difícil? E o que você pode fazer para mostrar gratidão? Fica com a gente até o fim que você vai descobrir isso e muito mais. Boa leitura!

Por que é difícil mostrar gratidão?

É um fato que estamos rodeados de pessoas que querem cada vez mais, e isso pode nos levar a agir como elas. Isso não necessariamente é ruim. Mas ficar concentrado apenas naquilo que você deseja e ainda não tem, pode te levar a ficar frustrado e se sentir infeliz.

Parece que muitos de nós nos sentimos obrigados a acrescentar cada vez mais atividades à nossa vida que já é corrida. Podemos ficar tão preocupados com nossos problemas ou correndo atrás daquilo que desejamos que não encontramos tempo para dar valor ao que já temos ou mostrar gratidão pelo que outros fazem por nós. Mas porque a gratidão é importante?

Por que é importante mostrar gratidão?

Infelizmente, algumas pessoas só reconhecem o valor da família, dos amigos ou de outras bênçãos depois que os perdem. Você pode evitar essa triste consequência por refletir nas boas coisas que você já tem.

Pense no seguinte: a gratidão pode ser comparada com uma refeição gostosa que você faz e convida seus amigos: todos ficam muito felizes e a amizade fica mais forte.

Quando outros são gratos por algo que fizemos, nós ficamos felizes. Quando nós mostramos gratidão, deixamos os outros felizes. A pessoa que fez algo por nós, ou que nos deu algo que precisávamos, vai sentir que o esforço dela valeu a pena, e isso fortalece os laços de amizade entre nós e a pessoa.

Além do mais, como dito na ‘Harvard Mental Health Letter’ uma publicação médica da universidade de Harvard:

 “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a ser mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.”

Como mostrar gratidão?

Há várias maneiras de ser grato e demonstrar isso. A principal delas é agradecendo, mas não da boca para fora. Seja verdadeiramente grato dando o devido valor ao que lhe foi oferecido. Se for algo físico, valorize e cultive. Se for algum ensinamento, tente fazer da melhor forma que puder, esforçando-se para fazer o seu melhor.

Talvez você pense: “ah mas eu sou grato. Só não sei demonstrar isso…” então aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

  • Escreva: escrever uma carta ou cartão de agradecimento, uma mensagem de texto no celular ou até escrever poucas palavras num pedaço de papel faz a outra pessoa sentir-se valorizada;
  • Faça: pequenas gentilezas como oferecer um copo de água, um café, ou até se oferecer para ajudar alguém a carregar algo ou ajudá-la numa tarefa, fazem uma grande diferença na vida da outra pessoa;
  • Diga: mostre a alguém que você é grato pela que a pessoa fez dizendo: “Obrigada, fiquei muito feliz pelo que você fez” ou algo do tipo;
  • Dê: expressar gratidão não se trata de dar um presente caro (embora você também possa fazer isso): pode ser uma flor, dividir uma comidinha que você fez, ou até um sorriso;
  • Ouça: isso mesmo. Ouvir respeitosamente outros, (especialmente os mais velhos) é uma ótima maneira de mostrar que eles são importantes pra você.

Lembre-se: o que sentimos tem muito a ver com o que pensamos. Por isso, fique atento aos seus pensamentos. Cuide para que, mesmo na mente, você expresse gratidão.

Enfim, tire tempo para meditar nas coisas boas que você tem. Pense no que outros fazem para ajudar você e expresse gratidão por isso. Você será uma pessoa mais feliz, e os à sua volta também.

Você já parou essa semana pra agradecer por quanta coisa boa você já fez ou já tem? O que acha de fazer uma lista mental ou escrita das coisas pelas quais você pode mostrar gratidão? Escreva aqui nos comentários algumas coisas pelas quais você é grato.

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Novidades, promoções e dicas para uma vida mais leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *