Revisão semanal: o que é e porque fazê-la

Revisão semanal GTD

Imagine a situação: você começa a semana com ânimo total! Já fez seu planejamento semanal, começa suas atividades. Tudo vai bem até que… imprevistos surjem 🙁

Alguém te pede ajuda, você acorda indisposta algum dia da semana, a torneira da pia estraga, você gasta mais tempo do que imaginou naquele projeto… e a lista de possibilidades não tem fim.

Então, antes que chegue a próxima semana e as coisas comecem a se encavalar (e isso acontece com muita facilidade) tire um tempinho para fazer sua REVISÃO SEMANAL. Leia esse artigo até o fim e veja o que é a revisão semanal e porque você deve fazê-la.

O que é revisão semanal

A revisão semanal é uma ideia tirada do método GTD (se você não conhece esse método de organização clique aqui para conhecer). Assim como você tirou uns minutinhos pra fazer seu planejamento semanal, você agora deve tirar um tempo pra analisar o que tinha programado, o que deu certo e o que ainda não foi feito, talvez por algum imprevisto que surgiu.

Essa é uma parte que considero importantíssima na organização. Afinal, de que adianta planejar e depois não acompanhar para ver o desenrolar das tarefas, compromissos e projetos? É nessa hora que vemos o que está funcionando e o que não está, ou o que pode ser melhorado.

Como fazer a revisão semanal

Cada pessoa deve descobrir a melhor maneira de fazer sua revisão semanal com base em seu método de organização pessoal. O que funciona para uma pessoa talvez não funcione para outra. Mas o que se segue é uma sugestão de como começar a fazer. Assim você pode analisar:

  • Entre as tarefas e compromissos dessa semana quais eu consegui cumprir?
  • Das tarefas que estão pendentes, qual é mais urgente e preciso concluir ainda essa semana?
  • Qual eu posso delegar ou até mesmo deixar pra lá?
  • Olhando o calendário da próxima semana como posso me programar?
  • Há alguma pendência relacionada ao trabalho? À família? À minha saúde?

De preferência faça isso alguns dias antes da semana terminar (quinta ou sexta) do contrário, a semana já acabou e não vai dar tempo de mais nada mesmo. É muito interessante também você criar seu próprio roteiro de revisão semanal. Assim você cria um padrão e fica cada semana mais fácil revisar.

Benefícios de fazer uma revisão

Ter o hábito de fazer isso, ajuda a ter clareza e não se descabelar pelo que não deu pra fazer. Importante: revisar não significa fazer nesse dia tudo que não foi feito durante a semana. Significa revisar, priorizar e manter o planejamento em andamento.

Particularmente eu preciso muito desse recurso pra não ficar me lamentando no fim da semana depois de não ter feito tudo que eu queria (e eu quero muita coisa rsrs). Não são todas as semanas que faço essa revisão mas quando faço, ela termina bem diferente. Nem que seja pra dizer pra mim mesma: “Não deu tempo porque não tinha como dar e a vida segue. Na próxima semana eu tento fazer diferente.”

Mais importante do que ser detalhista ou perfeccionista em fazer sua revisão, o interessante é criar o hábito de fazê-la para não deixar o planejamento e a organização de lado.

Você acha que esse recurso pode te ajudar? Comenta aqui como você se sente quando não dá tempo de tudo e o que você faz. Sua experiência pode nos ajudar também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *