Organização de casa: dicas para uma vida mais leve

mulher limpando uma prateleira em casa

Limpar e cuidar de nossa casa é algo extremamente necessário – e às vezes algo considerado chato e feito apenas por obrigação. Já pensou em quantas vezes você faxinou a casa ou limpou coisas só por hábito ou porque aprendeu a vida inteira que aquilo tem que ser feito toda semana ou todo mês?

Muitas coisas nós fazemos por hábito ou porque nos ensinaram assim, mas nunca paramos para questionar se é realmente preciso fazer aquilo com determinada frequência. É exatamente isso que faremos nesse post sobre limpeza e organização de casa. Leia até o fim e repense seus próprios hábitos e de sua família. Boa leitura!

Por que faxinar toda semana?

Antes que me joguem pedras, deixe eu explicar…

Eu sei que não deixar as coisas acumular é mil vezes melhor no nosso dia a dia e até poupa tempo. É muito melhor lavar alguns copos e dois pratos do que uma pia inteira de louça suja. Manter a casa limpa em vez de retirar sujeira acumulada. Mas o papo aqui é outro.

Muitas vezes estabelecemos um hábito (ou alguém estabelece para nós) de limpar a casa inteira toda sexta-feira, por exemplo. Mas não paramos para pensar se nesta semana especificamente, isso é necessário ou se estamos fazendo apenas por costume.

A internet está cheia de listas de cronogramas pra limpeza da casa, mas já parou para pensar que sua casa e a rotina de sua família são únicas? Uma família com três filhos vai sujar a casa de maneira bem diferente de um casal sem filhos. A região que você mora e a época do ano também influem totalmente na maneira e frequência que sua casa precisa ser limpa. E de repente, está lá você lavando até o teto da casa num período de chuvas que nem poeira tem… Tempo que você poderia usar pra se cuidar ou pra descansar. Pense nisso, e aprenda a dizer não para hábitos que não te ajudam.

Quem deve ser o responsável pela limpeza?

Outra questão que deve ser pensada é quem se encarregará da limpeza. Na verdade, o melhor para todos, é que não exista uma só pessoa encarregada da limpeza e organização da casa. Vocês podem cuidar da casa em equipe. Se três pessoas moram na casa, não há motivos para somente uma delas cuidar de tudo. Se houver uma boa divisão, não fica pesado para ninguém.

Mais uma vez aqui é importante olhar a rotina de cada um individualmente. Se um membro da família trabalha fora de casa o dia todo, e outro membro tem menos responsabilidades ou maior flexibilidade com o trabalho, é claro que as tarefas de limpeza e organização devem ser ajustadas respeitando essas diferenças.

Porém, isso não deve significar que só uma pessoa da família vai cuidar de tudo. Essa divisão equilibrada não só torna o trabalho mais fácil, mas também contribui para a união e o desenvolvimento pessoal (de seus filhos por exemplo) fazendo com que todos se sintam parte da família.

Quando entendemos isso, dá uma paz tão grande! Com a rotina corrida que a maioria de nós tem, às vezes não conseguimos manter as coisas em casa do jeito que gostaríamos (uma casa impecável todo dia, igual das propagandas…). E pensar assim sempre traz uns minutinhos de sofrimento.

Por isso, lembre-se: É porque está sujo que é preciso que limpar! A gente não deveria ter que limpar o que está limpo! Só de tirar esse peso da mente, as coisas fluem muito melhor.

Então, faça um favor a si mesma: da próxima vez que você for limpar algo como rotina da organização de casa, pense: isso tem que ser feito nessa frequência mesmo, ou só estou seguindo o hábito de uma vida inteira? Posso dividir essa tarefa com outra pessoa da casa ou só eu posso fazer isso?

Enfim, a reflexão desse post é: aprenda a tirar um tempo pra você e viver mais calma. E você, já tinha pensado nisso antes? Deixe aqui seu comentário… vou adorar saber.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Novidades, promoções e dicas para uma vida mais leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *