Marie Kondo: dicas para organizar a casa

Marie Kondo dicas para casa

Foto: reprodução do instagram @konmari.co

Se você é fã de arrumação e assuntos relacionados a organização como eu, com certeza já ouviu falar da Marie Kondo. Provavelmente até já viu o seriado dela na Netflix. Mas em que se baseia o método de arrumação dela? Como podemos replicar isso em nossa casa? Leia o artigo veja dicas do método Marie Kondo.

Quem é Marie Kondo

Marie Kondo nasceu em 1984 em Tóquio no Japão. Como descrito em seu site, o Konmari, ela se diz encantada com organização desde a infância. Diz que passava mais tempo arrumando as bonecas do que brincando com elas. Aos 15 anos passou a ler e aprender mais sobre a arte da organização e aos 19 começou um negócio de consultoria em arrumação. Hoje, é especialista em arrumação e já produziu 9 livros sobre arrumação e organização traduzidos para 44 idiomas, incluindo o português.

Como é o método KonMari

Algo que achei bem interessante no método ensinado por ela é basear a organização não simplesmente em descartar coisas, ou se livrar dos excessos.

“Muitas pessoas igualaram meu método de arrumação ao minimalismo, mas é bem diferente. O minimalismo defende viver com menos; o Método KonMari ™ incentiva a convivência com itens que você realmente valoriza.”

Assim, o que ela ensina é escolher ficar com itens que trazem alegria. Concentrar-se naquilo que realmente faz diferença na vida e manter esses itens.

“Arrumar é uma ferramenta poderosa, mas não é o destino. O verdadeiro objetivo de arrumar é limpar a desordem para que você possa viver a vida que deseja. Quando você coloca sua casa em ordem usando o Método KonMari ™, você não tem escolha a não ser ouvir sua voz interior – porque a questão do que você quer possuir é na verdade a questão de como você deseja viver sua vida. Ao reavaliar seus pertences e organizar sua casa, você prepara o terreno para uma grande transformação. Esta é a magia de arrumar!”

Um elemento-chave no sistema de Marie é arrumar tudo de uma vez, e não aos poucos, embora isso possa levar várias semanas para acontecer. Esse é um ponto que eu não sei se concordo e que foi muito destacado com o seriado da Netflix. Embora eu vejo benefícios em fazer um “festival de arrumação” alguma vez, também penso que se não desenvolvermos métodos e práticas diárias para manter a organização (da vida e não só da casa), o caos vai voltar.

Regras do método KonMari

Conheça agora as 6 regras de arrumação de Marie Kondo:

  • Esteja comprometida a arrumar: o método KonMari não é uma solução rápida ou ocasional.
  • Imagine seu estilo de vida ideal: para alguns, isso pode ser ter apenas o básico; para outros, pode significar viver em uma casa cheia de obras de arte, livros e relíquias de família.
  • Conclua o descarte primeiro: concentre-se no que deseja manter e descarte todo o resto.
  • Organize por categoria: por organizar por categoria e não por local, você consegue visualizar todos os itens daquela categoria juntos. Isso ajuda a não ter que repetir o processo em todos os cômodos da casa.
  • Siga a ordem certa: siga a ordem que será mais fácil de arrumar:
    1. Roupas
    2. Livros
    3. Papéis
    4. Itens diversos
    5. Itens sentimentais
  • Mantenha apenas o que desperta alegria: em vez de usar critérios como: “descarte tudo que não usou no último ano” o método se baseia criar seu critério pessoal usando seus sentimentos com respeito aquele item para decidir se deve mantê-lo ou não. (Outra coisa que acho desnecessário no método da Marie Kondo é o fato de agradecer aos objetos para se desfazer deles.)

Usando a ordem descrita acima, siga estas etapas até que você tenha examinado todos os seus pertences, uma categoria de cada vez. Segundo ela, seguindo esses passos corretamente, com consciência, você estará decidida a mudar sua vida para sempre.

Seriado na Netflix

“Quero ajudar as pessoas a encontrar alegria, não só arrumando suas casas mas todas as áreas da vida.”

Pelo que parece, as casas foram só o começo. Marie Kondo, está de volta em “A Magia do Dia a Dia com Marie Kondo”, reality que estreia dia 31 de agosto de 2021. Na série de apenas três episódios, Marie implementa seu método em três negócios: juntando proprietários e funcionários. Veja o trailer abaixo:

 

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais as dicas da Marie Kondo? Parece ser bem mais do que a gente vê no seriado na televisão né… Comenta aqui o que você achou de conhecer um pouco mais a fundo esse método e se já fez isso alguma vez na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *