Planejamento pessoal: diferença entre tarefas e compromissos

bloco para tarefas e compromissos

Quantas vezes já aconteceu com você de preencher seu planejamento com listas e listas do que você pretende fazer num determinado dia, e chega no final tem que rabiscar tudo ou anotar tudo de novo jogando pra frente? É eu também já fiz isso.

É claro que imprevistos acontecem e vez por outra a gente precisa remarcar algo. Porém, quando entendemos claramente a diferença entre tarefas e compromissos isso não acontece mais com tanta frequência. E fica bem mais fácil fazer um planejamento pessoal. Afinal o que são tarefas e compromissos ou é tudo a mesma coisa? Leia até o fim para descobrir esses conceitos tão importantes.

Qual a diferença entre tarefas e compromissos?

Muitas pessoas escrevem todas as atividades que pretendem fazer ou que acham que precisam ser feitas em um determinado dia, sem parar para pensar se existe a real necessidade de serem feitas nessa data. É aí que está o ‘pulo do gato’.

Compromisso é uma atividade que tem data e hora marcada para acontecer e geralmente não pode (ou não deve) ser transferido. É uma reunião de trabalho, uma consulta médica, a entrega de um trabalho…

Tarefas são atividades que não tem hora e data definidos. Essas atividades precisam ser realizadas, mas com uma flexibilidade no agendamento. Inclui, por exemplo, limpar o armário da cozinha, deletar o spam da Caixa de e-mail…

Existem também tarefas que não data e hora marcada, mas que tem um prazo limite como por exemplo entregar a declaração do imposto de renda ou ir ao laboratório pegar um resultado de exame antes de uma consulta médica. Essas tarefas tem uma data final ou limite, mas você pode escolher dentro de um período razoável quando é que vai executá-las.

É muito importante saber diferenciar entre os dois tipos de atividades para conseguir se organizar melhor e de maneira mais fácil.

Qual ferramenta escolher para se organizar?

Agora que você sabe a diferença entre tarefas e compromissos, qual ferramenta é melhor usar para cada uma? Agenda ou planner?

As agendas em geral são datadas e servem para listar compromissos e atividades do dia (ou qualquer outra coisa nesse sentido com horários marcados). Ela é a mais clássica e conhecida das ferramentas de organização. É muito usada por profissionais que atendem clientes com hora marcada.

planner funciona como um planejador e não é datado. Ele dá uma visão da semana completa (muitos tem também uma visão mensal) onde você pode separar os compromissos e tarefas, organizando a semana e deixando a sua vida mais fácil. Mais do que isso, ele ajuda a organizar suas tarefas e planejar sua execução.

Olhando deste ponto de vista, parece fácil dizer que o planner é a melhor ferramenta de organização, e com certeza ele tem suas vantagens. Mas é importante lembrar: para que o planner seja bem usado, você precisa, antes de mais nada, organizar corretamente as informações da sua vida e definir prioridades.

O planner funciona como uma ferramenta que esquematiza os dados de forma estruturada, agradável e visual, mas você é responsável por usá-lo adequadamente e manter uma rotina de registro, planejamento e consulta.

Agora que você já sabe a diferença entre tarefas e compromissos, entende porque aconteceu tantas vezes de você fazer um belo de um planejamento, mas não conseguir se ater a ele por muito tempo? Na maioria das vezes isso acontece por que não soubemos diferenciar os tipos de atividades — tarefas e compromissos — que queríamos ou deveríamos desenvolver.

E você, já sabia dessa diferença? Como você anota seus compromissos e tarefas? Conta pra mim nos comentários.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Novidades, promoções e dicas para uma vida mais leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *