10 dicas para manter o bom humor

Dicas de como manter o bom humor

Já notou como alguns dias parece difícil manter o bom humor? Às vezes mesmo sem nada de ruim ter acontecido a gente já acorda de mau humor, ou acorda “pra baixo”. E isso acaba afetando nosso desempenho em todas as atividades do dia.

Como nem sempre é fácil cultivar o bom humor, neste post vamos falar mais um pouco sobre os benefícios de manter-se bem humorada e algumas ações simples que podem ajudar nisso. Confira nossas 10 dicas de bom humor!

Benefícios do bom humor

Os estudiosos dizem que o bom humor é um círculo virtuoso (ou vicioso rs): quanto mais bem humorada você está, mais endorfina é liberada (hormônio que age como analgésico) e mais bem estar você sente.

O bom humor também fortalece o sistema imunológico e previne o surgimento de transtornos mentais. O coração trabalha melhor quando você está de bem com a vida. A circulação do sangue melhora, protegendo o corpo contra doenças cardiovasculares.

Uma boa gargalha é capaz de aliviar o estresse e a tensão muscular. Aliás, os músculos podem ficar relaxados por quase uma hora somente por conta de uma boa risada! Você já sentiu suas pernas ficarem bambas de tanto rir?

Dicas de bom humor

Muitas vezes o bom humor é uma combinação de ingredientes como cultura, fatores físicos, acontecimentos e assim por diante. Mas podemos fazer a nossa parte consciente para manter o bom humor.

O autoconhecimento é importante para saber identificar o que te tira do sério, o que mais te irrita. Nesse processo de conhecimento de si mesmo, é também importante que cada um descubra estratégias para driblar o mau humor.

Agora que você está mais convencida que o bom humor é essencial para a vida, confira minha sugestão de 10 coisas que melhoram o humor:

  • dormir bem;
  • uma boa alimentação;
  • praticar atividade física;
  • fazer uma boa ação para outra pessoa;
  • organizar a rotina;
  • atividades de relaxamento;
  • ver fotos antigas;
  • tomar um pouco de sol;
  • focar no dia presente;
  • anotar no papel os melhores momentos do seu dia.

Essas são sugestões simples que você pode fazer sem muito esforço e que com certeza trarão bons resultados. Por exemplo para quem trabalha em escritório, fica sentada o dia todo, as sugestões de praticar uma atividade física e tomar um pouco de sol são simples, mas essenciais. E naquele dia que parece que tudo deu errado, fazer uma atividade de relaxamento (como dançar ou escutar uma boa música) e anotar no papel os melhores momentos do seu dia com certeza vão mudar seu humor.

É bom ter essas sugestões em mente para praticar naquele dia que você acordou meio pra baixo, ou aconteceu algo que te estressou. Afinal bom humor é melhor que remédio.

E você? O que costuma fazer para melhorar o seu humor? Conta aqui pra mim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *